segunda-feira, 4 de junho de 2012

Soltando o verbo, Emicida prova que falar a verdade hoje em dia é proibido.



Leandro Roque de Oliveira (São Paulo, 17 de Agosto de 1985), mais conhecido pelo seu nome artístico Emicida é um rapper e produtor musical brasileiro. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil nos últimos anos.

O nome "Emicida" é uma fusão das palavras "MC" e "homicida". Por causa de suas constantes vitórias nas batalhas de freestyle, seus amigos começaram a falar que Leandro era um "assassino", e que "matava" os adversários através das rimas. Mais tarde, o rapper criou também uma conotação de sigla para o nome: E.M.I.C.I.D.A (Enquanto Minha Imaginação Compor Insanidades Domino a Arte).


A carreira de Emicida teve início no começo dos anos 90, quando seus pais organizavam bailes black, ele começava a compor suas músicas. Oriundo de família pobre, ele compunha as músicas e passava para seu amigo gravá-las e vendê-las.

Emicida é conhecido por suas rimas de improviso, o que fez ele tornar-se um dos MC's mais respeitados. Venceu onze vezes consecutivas a batalha de MC's da Santa Cruz e por doze vezes a Rinha dos MC's. O rapper não tem contrato com nenhuma gravadora e segundo a Revista Época, vendeu mais de 3 mil CDs no boca-a-boca, em modo artesanal. Em 2007, Emicida vendeu 700 cópias de um single, sem o mesmo ser colocado na internet. Ele chama-se "Triunfo", e foi o primeiro do artista.

Ele é considerado como a maior promessa do rap nacional após a morte de Sabotage, e tem mais de 1 milhão de acessos no YouTube e 130 mil no MySpace. Lançou no primeiro trimestre de 2009 o seu mixtape de estreia, Pra quem já Mordeu um Cachorro por Comida, até que eu Cheguei Longe..., o qual traz 25 faixas desde o início da sua carreira, em 2006. Atualmente, ele tem a meta de vender 1000 cópias por semana do disco, onde os preços variam de R$ 2 até R$ 15.

Emicida foi indicado ao VMB 2009, onde concorreu em "Melhor Grupo/Artista de Rap", "Aposta MTV" e "Videoclipe do Ano", com a canção Triunfo, mas acabou derrotado em todas[6]. O cantor tem fãs em diversos países além do Brasil, principalmente Japão, França e Portugal. Em 2010, Emicida lançou o seu segundo single da carreira, intitulado "Besouro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário